segunda-feira, abril 29, 2013

E quando o feitiço vira contra o feiticeiro?


Imagine a seguinte situação: tudo começa com uma namorada ciumenta. Depois ela descobre que não amava o namorado tanto assim. Então, ela "fica" com vários rapazes e mais tarde, conhece o seu amor mais verdadeiro. Só que... surpresa! Ele é tão ciumento quanto ela foi no passado... Esse é o resumo da história da Luíza (nome fictício). 

Eu já falei sobre o ciúmes também aqui neste link:
http://consultasentimental.blogspot.com.br/2006/03/o-bichinho-verde.html

Acompanhe a angústia dela e a resposta, abaixo. 

E você, o que faria no lugar dela? 


Silvia, 

Descobri o seu blog hoje e vi que você dá conselhos quando solicitado e resolvi pedir ajuda, pois não sei mais o que faço, estou muito angustiada.

Tenho 27 anos, namorei e fui noiva por 6 anos, num relacionamento em que fui traída logo no começo, e passei o resto do namoro com brigas e desconfianças pq eu não conseguia esquecer e perdoar totalmente. Ficava neurótica  olhando o celular dele, carteira e bolsos pra ver se encontrava alguma pista. Enfim, percebi que não era o que queria, não gostava tanto dele assim e terminei. Mas quero salientar que nunca trai ele, nem passava pela minha cabeça, e não tinha interesse, pois se eu  cobrava fidelidade dele, como eu poderia fazer o contrario?

Passei quase 2 anos solteira  saia todos finais de semana, conheci muita gente e fiquei com muitos rapazes também, muito inconsequente, não me importando com o que as pessoas pensavam de mim, eu só queria aproveitar um tempo que foi jogado fora.

No final do ano passado conheci um rapaz maravilhoso, que hoje namoro, bateu tudo logo no começo, afinidades, interesses, química  etc. Ele é o melhor homem que conheci ate hoje, atencioso, carinhoso, companheiro, confiável (tenho absoluta certeza que posso confiar nele), posso ficar o dia inteiro falando das qualidades dele, que nunca pensei que encontraria em uma unica pessoa. Sou completamente apaixonada por ele, pra mim ele é o homem da minha vida, que quero casar e ter filhos.

Mas nem tudo é perfeito  ele já teve muitas desilusões, foi traído também e tem uma personalidade muito forte. Ele é muito desconfiado e fica investigando minhas coisas, meu passado e se decepcionou com o que descobriu desse tempo em que eu estava solteira.

Nunca trai ele e não faria isso. Amo ele de verdade, mas ele não consegue acreditar.

Ele me pergunta das coisas que já vivi antes dele e não fico confortável em falar, pq me envergonho muito, nunca pensei que o que eu faria quando solteira, fosse atrapalhar um namoro, e que meu passado fosse tão importante para alguém.

Dei minha senha do facebook para ele para provar que eu não estava conversando com ninguém (pois essa é uma das desconfianças dele) e ele achou algumas conversar antigas, antes da gente começar a namorar, e ficou com ciumes ( eu também ficaria), mas ele usa isso para me atingir, para me julgar e não aguento mais.
Depois que conheci ele, nunca mais conversei com ninguém  respeito muito alguém quando estou namorando. Queria que ele pudesse confiar em mim, mas devido as ultimas experiencias ele acha que eu faria o que já fizeram com ele.

Acho que ele tem medo de fazer papel de bobo e qualquer coisinha ele já quer dar uma de esperto, dizendo que sabe o que estou "aprontando" quando na verdade não estou fazendo nada.

A gente se  todos os dias, desde que começamos a namorar, mas um dia desses atras eu pedi para ficar na minha casa (normalmente ficamos na casa dele) pra poder fazer umas coisas, como unhas, lição de inglês  arrumar minhas roupas, etc., e ele não aceitou muito bem, disse que eu estava enjoada dele, que eu queria aproveitar para conversar com alguém pq ele não estaria perto, que eu minto o real motivo das coisas, etc etc.
Eu só queria fazer minhas unhas e arrumar meu quarto, mas ele já leva tudo pro lado negativo e desconfia de tudo.

Eu tenho certeza de que ele me ama, gosta da minha companhia, a gente é parceiro em tudo, até pescar nós vamos juntos e no salão de beleza, coisas que nunca pensei que faria com um namorado.

Mas a situação ta difícil  não consigo fazer ele acreditar em mim e relaxar. Pois já estive na mesma situação que ele no passado e sei que essa paranoia e desconfiança, sufoca a gente, faz mal, perturba, é ruim demais.
Eu sei o que ele sente quando está desconfiado, mas eu faço tudo certinho, tentando não dar motivos para ele brigar comigo, mas ele sempre arruma alguma coisa.

Sei que meu passado me condena, eu também teria ciumes de saber o que ele ja fez com outras meninas, por isso eu não pergunto, não quero saber. Amadureci muito nesse tempo e consigo enxergar que passado é passado, ele também teve o passado dele sem saber que um dia iria namorar comigo.

Tenho ciumes sim, mas sei que é tudo coisa da minha cabeça e não deixo a paranoia voltar como já esteve presente antes. Mas ele gosta de remoer o meu passado.

Não gosto de tocar no assunto e ele fica bravo. Estou tao errada assim? Tenho que falar de tudo que ja fiz, sabendo que ele não tem nada a ver com isso, que isso só acrescentaria coisas ruins na cabeça dele? Queria poder esquecer tudo que já fiz, porque para mim, não tem mais importância nada daquilo, hoje estou feliz com ele e é o que me importa. Queria que ele aceitasse isso.
 
Não sei mais o que faço. Pode me ajudar? O que faço para ele confiar em mim e parar com as brigas?
Quero viver em paz com ele, aproveitar todos os momentos bons.

Eu o amo muito e não quero desistir, mas sinto que estou lutando com uma coisa que não posso controlar.

Espero que você possa me dar uma pal avinha de conforto.

Mesmo que não responda, ja me sinto melhor, só pelo fato de desabafar.
 
Obrigada, 
 
Abraços

Minha resposta foi assim: 

Luíza, 


A ajuda às vezes demora, mas não falha. Agora finalmente, consegui um tempo para responder p/ vc. 
Sua história é muito interessante e me lembrou um ditado antigo: "aqui se faz, aqui se paga!"  A impressão que eu tenho, sem conhecê-la pessoalmente e sem saber os detalhes da sua história, é que você está vivendo a mesma situação vivida pelo seu namorado anterior, quando você "pegava no pé" dele. Isso ficou muito claro para mim. 

Agora, o que você precisa decidir (e isso é você com você mesma) é se está disposta, em nome do amor que sente pelo seu namorado atual, a continuar nessa situação. Sempre lembrando que essas situações, ao longo do tempo, podem mudar. Amanhã ou depois, pode ser que ele mude de comportamento, mas eu não saberia o que te dizer para fazê-lo mudar. Eu não acredito que uma pessoa tenha o "poder" de mudar uma outra pessoa, só ela mesma. O que já é bem difícil.... 

Então, a decisão é sua.... só o que posso dizer é que se você o ama de verdade, acredito que vá escolher ficar ao lado dele e "pagar para ver" a transformação dessa situação passageira em uma outra situação mais favorável a você. No seu relato você diz que decidiu terminar com o namorado que te traiu porque percebeu que não gostava dele tanto assim. De fato, para ficar ao lado de alguém é preciso gostar tanto assim e mais um pouco. Porque problemas, sempre haverá. 

Também acho que seu namorado atual NÃO tem o direito de ficar chateado com o que vc fez antes de conhecê-lo. Você nem o conhecia, oras... E tinha sim o direito de aproveitar a vida assim como todos os homens fazem. Não vejo pecado algum nisso. Você deveria falar isso p/ ele, com toda a delicadeza, e parar de carregar essa culpa. 

Mais uma coisinha: você precisa ver como você reage aos ataques de ciúmes dele. Quando souber agir com naturalidade e carinho, sem brigar e sem responder, aí você encontrará a felicidade que tanto almeja. Ela está dentro de você e não fora. Está no comportamento que você escolhe ter. E então, me lembro de um outro ditado que diz: "quando um não quer, dois não brigam". 

Espero que você seja feliz. Se quiser, me escreva de novo. 

Boa sorte e bjs, 

Silvia 

Um comentário:

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.