Você pode se perguntar se a felicidade é deste mundo. Eu já me perguntei isso e cheguei à conclusão de que não. Mas calma, não precisa ficar triste.
Atribui-se ao Einstein a seguinte frase: "Uma vida calma e modesta traz mais felicidade do que a busca do sucesso combinada com uma constante inquietação".
Estou em um movimento introspectivo de redução de estímulos de toda a natureza. Ainda sou considerada uma pessoa ansiosa, mas me sinto cada vez mais em contato com o meu Eu interior / superior e isso é algo grandioso, próprio desta fase da velhice em que me encontro (completo 65 anos em junho).
É libertador ser velha! Desisti de cortar os cabelos curtinhos e adotei as trancinhas, em uma atitude revolucionária que equivale à da velhinha do famoso chapéu violeta (que já publiquei aqui no blog).
Então, agora, adiciono camadas de felicidade no meu dia, como se fossem as camadas de cobertura que a minha madrinha Alayde, cozinheira de mão cheia, adicionava aos deliciosos bolos confeitados que ela fazia.
Me contento com pouco... A saúde é algo fundamental. Sem ela, nada mais funciona. Mas eu e o meu amor brindamos diariamente ao Amor, à Paz e à Saúde -- trio poderoso, capaz de nos garantir a felicidade básica, a primeira camada.
Na segunda camada, está a felicidade e a saúde de quem a gente ama: eu tenho meus pais vivos e saudáveis e essa camada de felicidade é esplendorosa. Agradeço todos os dias por ela.
Na terceira camada, estão o meu filho e a minha filha, e também as minhas duas netas e o genro e a nora. É ótimo saber que estão vivendo o auge da vida, e que são pessoas do Bem.
Na quarta camada está a Arte: nossas produções artísticas, nossos quadros, poemas e as fotografias do António. Tudo isso dá alegria e cor à nossa vida.
Na quinta camada está o coro, onde comecei a cantar faz duas semanas e adoro! Cantar faz um bem danado para a Alma. Amo!
Na sexta camada está a arrumação da nossa casa: sim, são coisas materiais, mas que têm significado para nós e dormir em uma cama quentinha com o amor da sua vida é uma das maiores dádivas que uma pessoa pode pedir (a Deus? Ao Universo? Ao Mistério??)
Finalmente, na sétima camada (pode ser que existam mais camadas, mas vou parar na sétima porque é um número cheio de simbologia e de significados) está justamente o Mistério, o Eu Superior, o intangível, o inexplicável. E a sua manifestação no mundo, que é a Natureza (pra mim, no meu entendimento bem particular).
Então, neste primeiro post de 2023 (e talvez o último), deixo aqui essa inspiração a quem quiser ler: adicione as SUAS camadas de felicidade no seu dia e você será muito mais feliz.