quinta-feira, abril 09, 2020

O pesadelo de um clic a mais



Vivemos tempos em que temos tudo ao alcance dos dedos: compras (todas), comida, trabalho, amigos, família e lazer. Tá tudo ali.

Basta um clic para anexar um arquivo e mandar pelo whatsapp mesmo. Quem vai querer dar um clic a mais e abrir o e-mail e escrever o endereço eletrônico do destinatário, e mais o assunto do e-mail, além de um bilhetinho qualquer e por fim anexar o arquivo e clicar mais uma vez em “enviar”? 

Quanto esforço! Quem poderia supor que o ato de escrever um mero e-mail seria considerado “ultrapassado” e até “vintage”?

Como e quando foi que ficamos tão preguiçosos? Macunaímas modernos, só queremos saber de diminuir a quantidade de clics nas nossas vidas. Sentados no sofá, o máximo de movimento que fazemos é com os nossos polegares. Fomos adquirindo uma incrível mobilidade nesses dois dedos ao longo dos anos mais recentes.

Por isso, nem tente perder ou estragar o seu celular.

Seus amigos vão reclamar, vão achar esquisitíssimo ter de falar com você pelo telefone fixo e ainda por cima ter de mandar e-mails para você! E então você se dará conta de que a mobilidade é um valor ao qual as pessoas imediatamente se conectaram e ao qual não estão dispostas a renunciar. Nem que seja a mobilidade de usar o celular em qualquer um dos cômodos da casa, já que estamos todos “condenados” às quatro paredes do nosso lar, nesses tempos de coronavírus.

Mas se por acaso acontecer de você ficar sem o seu companheiro celular, você passará a prestar mais atenção ao toque do telefone fixo, e terá assim um sentimento de gratidão para amigos e amigas que se dispuserem a dar esse clic a mais para permanecer em contato com você. Vai descobrir aplicativos de bate-papo alternativos, em outras redes sociais, que podem ajudar a aplacar sua ansiedade de estar a viver como que em uma caverna escura e isolada do mundo.

Perceba como viramos escravos dos nossos smartphones. Mas sim, há vida além da telinha. E um clic a mais não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.   

(PS.: Sei que o jeito certo de escrever é "clique", mas sabe como é... é a preguiça de digitar dois caracteres a mais...)

Um comentário:

  1. a-d-o-r-e-i. Parace que escreveu para mim kkkk Até falamos sobre isso

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.