quinta-feira, agosto 26, 2021

A lição dos ipês floridos


Estou quase finalizando a produção editorial de mais um livro da minha querida editora Reality books. Mais uma coletânea, mas esta muito, muito, muito especial. A começar pela ideia, que me surgiu enquanto eu estava tomando banho. A água é um dos elementos mais inspiradores para mim. O banho, além de limpar a nossa pele, acredite... limpa também a nossa alma. É muito importante... Sempre tenho ideias enquanto tomo banho (ou lavo a louça). E daquela vez não foi diferente. 

Mas voltando ao livro, ele se chama O Livro da Inspiração e reúne 31 autores, todos eles pessoas incríveis, que aceitaram o desafio de responder: O que te tira da cama todas as manhãs? 

O projeto conta com a parceria da Maturi, uma startup que conheço e admiro, desde que ela surgiu. 

Mas o título deste post tem a ver mesmo é com os ipês amarelos, que estão em plena floração e me inspiram, todas as manhãs, a seguir com a minha vida, sempre em busca de novos aprendizados e insights

Você já deve ter reparado que a florada dos ipês dura poucos dias. Desconfio que as flores durem no máximo uns 15 dias e não dei um Google pra confirmar ou desmentir esse meu feeling. Exuberância efêmera. 

Terça-feira estávamos, minha mãe e eu, indo para a feira na praça Benedito Calixto, quando fomos surpreendidas por uma menina parecida com a minha filha (loira, tatuada), que ofereceu uma flor do ipê para a minha mãe e depois outra pra mim. Foi um gesto tão singelo e espontâneo que nos comoveu. Mas a gente tava indo pra feira. E não tinha onde colocar aquela flor. 

Passando na porta de uma barbearia, ofereci a minha flor a uma moça que trabalha lá, e que estava de pé na porta. Minha mãe, mais do que depressa, imitou meu gesto e deu a flor dela também. 

Isso significa que não gostamos do presente da menina?? De jeito nenhum!! Significa que o nosso desejo era justamente fazer outra gentileza... 

Assim é o ipê.. ele bondosamente esbanja a beleza das suas flores a quem estiver passando por perto. Assim são os autores de O Livro da Inspiração... eles são generosos com o futuro leitor e compartilham experiências pessoais sobre aquilo que os faz levantar da cama todas as manhãs. Por mais atos generosos na cidade!   

13 comentários:

  1. por muito mais ipês amarelos, meninas tutuadas e pessoas sensíveis como você Silvia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussara Camara Penna6:40 PM

      Lindo texto como esse projeto. É a vida que se segue, levando-nos a continuar, criando e compartilhando ideias e afeto. Sou muito grata em participar desse projeto

      Excluir
  2. Ahhhhh Silvia!!!! Que lindo!!!! Obrigadaaaa!!! Que toda essa beleza e generosidade contagie o mundo. Abraço apertado cheio de luz!!!

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii..Diz a estorinha que p Ipê foi único aceitou pedido de Deus p florir no inverno.por isso Ele as abençoe com tanta beleza e coloridas,p alegrar nossa vida.Amei Silvana. Parabéns pelo exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Silvana... eu não sabia dessa historinha!

      Excluir
  4. Lindo, Silvia. Os ipês me lembram o jovem cuja história contei no meu primeiro livro, Desenrolando o fio. Ele faleceu um tempinho depois de ter me acompanhado em uma viagem de S.João del Rei a BH numa distância de 250 KM, contando os ipês da estrada. Foi triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, sinto ter trazido uma lembrança triste com o meu texto...

      Excluir
  5. Oh, Silvia que encanto de texto! Palavras de momentos felizes das nossas vidas. Muito afeto nos dizeres nos abraçando. Aqui está qual os ipês que nos iluminam. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Silvia parabéns pelo lindo texto! Me transportei para a feira da praça calixto , seguindo seus passos e a emoção a cada gesto . Lembrei de minha mãe que era fascinada por flores de ipê, impossível ver uma floreira sem lembrar dela falando: olha, olha que lindo …

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal que despertei em você essa lembrança da sua mãe com o meu texto! Muito obrigada!!

      Excluir

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.