sábado, junho 28, 2025

Perdoamos a nós mesmos e aos outros, libertando nosso espírito - dia 19


Esta é a postagem 1112 deste blog (a anterior era mais engraçada, a de número 1.111)... levou 20 dias para ser feita. É a vida offline a ser priorizada, no que eu acho que estou muito certa. 

Mas vamos ao mantra de hoje! Ele nos fala sobre perdão e libertação, duas palavrinhas que até rimam, veja só. Perdoar a nós mesmos também é importante. Mesmo quando a gente comete algum erro nesta vida, ainda que seja intencional, a gente merece perdão. Principalmente de nós mesmos, mas só quando reconhecemos o erro e desejamos de verdade não errar mais. Precisamos de compreesnão, carinho e afeto. Não tem quem não tenha necessidade de receber essas «coisas imateriais» que são tão importantes para nós. Então, primeiro, vamos nos perdoar. Talvez não seja tão difícil. Talvez seja mais difícil perdoar quem nos magoou, quem nos feriu, quem nos enganou, quem nos traiu. Mas, olha... é necessário. Essa é a verdade. Entenda bem, perdoar não é «passar um pano» em cima do erro dos outros. Você at+e pode querer se afastar daquela pessoa. Mas a chave é não carregar a bagagem da mágoa, do desejo de vingança, do ódio, de desejar o mal para ela. Deixa pra lá. Releve, como diriam os baianos. Cuida da sua vida e já tá ótimo. Perdoa dentro do seu coração. 

Eu gosto daquela citação que atribuem a Jesus: «Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem».  A partir do momento em que a gente percebe que nós, seres humanos, erramos, e muitas vezes nem sabemos direito o que estamos a fazer, fica mais fácil perdoar. E o resultado desse esforço não poderia ser melhor: a libertação. Por isso, com essa motivação, vamos treinar o perdão. É um bom tema para reflexão no dia de hoje. 

Espero que o meu texto seja útil a alguém. Se for útil a apenas uma pessoa, já tá bom. 

&&&&&&&#######*******%%%%%%%

PARTE 2 (A MAIS IMPORTANTE) 
PARABÉNS À CARLA!!! 


Quero fazer uma pequena homenagem aqui no meu blog à minha nova amiga portuguesa, a Carla, que faz aniversário hoje. 

Nós nos conhecemos em um passeio a uma reserva natural, aqui perto, chamada Paul de Tornada (não se lê Paul, como em inglês, mas sim Paúl, com acento no U). Nós nos encontramos em dois passeios, na verdade, e começamos a conversar, e de repente, ela me perguntou assim: 

-- Posso te tratar por tu? 

Aqui em Portugal o tratamento por tu é só para os mais íntimos (assim como na França). Então, fiquei muito contente quando ela me perguntou isso. Depois daqueles dois passeios, vieram muitos outros, e a nossa amizade só tem crescido desde então. 

Por isso, aproveito meu espaço aqui para desejar à Carla um Feliz Aniversário! 

Que tu tenhas um dia lindo, uma nova fase da Vida bem cheia de alegrias, com muito amor, paz e saúde. Que teus sonhos tornem-se realidade, e que a nossa amizade perdure. Espero que gostes do pequeno mimo que fiz especialmente para ti! (é um scrapbook!!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.