quinta-feira, junho 01, 2006

Hoje é o Dia da Imprensa

Até o ano de 1999, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro. Isso porque em 10 de setembro de 1808 circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, circulava clandestinamente: o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.
Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos.
O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira. Foi criada então a lei que determinou a mudança do Dia da Imprensa para hoje, 1. de junho.
"Consulta sentimental" também é cultura! Descobri isso hoje.

Assunto número 2: tem muuuitos links novos aí do lado. Não vou citar todos, porque tô na correria, embora todos eles mereçam citação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.