quinta-feira, julho 06, 2006

Como evitar as tentações calóricas do inverno

O cardiologista e nutrólogo do HCor - Hospital do Coração, Daniel Magnoni, explica que as sopas com legumes, grãos e azeite extra-virgem são uma ótimaopção para a estação, pois reúnem ingredientes que podem prevenir doenças. O inverno é uma estação em que as pessoas costumam ceder às tentações calóricas, como fondues, chocolates e feijoadas. Porém, essas opções favorecem o aumento de peso e do colesterol ruim (LDL).

Segundo o cardiologista e nutrólogo do HCor - Hospital do Coração, Daniel Magnoni, há opções mais saudáveis e não menos saborosas para manter-se aquecido e bem alimentado durante o inverno. As sopas com legumes, grãos e azeite extra-virgem podem fortalecer o organismo e prevenir doenças. "Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem gorduras monoinsaturadas, as chamadas gorduras boas, além de eletrólitos como zinco e selênio, importantes antioxidantes", afirma o médico. Leguminosas como feijão, lentilha e ervilha possuem ferro e fibras. E o azeite extra-virgem também possui gordura monoinsaturada e antioxidantes que previnem doenças cardíacas, envelhecimento e outros males degenerativos.

O cardiologista e nutrólogo do HCor destaca a função de alguns ingredientes que podem tornar a sopa saborosa e saudável:

- Legumes (cenoura, batata , cebola, alho): ricos em fibras solúveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. Alguns são mais ricos em potássio, outros em ferro ou em cálcio.
- Verduras (couve, escarola, espinafre): ricos em fibras solúveis.
- Grãos (feijão, lentilha, ervilha): ricos em fibras solúveis, selênio e ferro.
- Azeite extra-virgem: rico em antioxidantes e em gordura monoinsaturada, ingredientes que ajudam a prevenir o endurecimento das artérias, ou seja, a reduzir o colesterol total e o LDL (mau colesterol), além de manter o nível de colesterol HDL (bom colesterol).

Bom apetite!
Cuidar bem do corpo é uma forma de carinho com a gente e com as pessoas que a gente ama.

Canção da falsa tartaruga
(Adriana Partimpim)

Que bela Sopa, de osso ou aveia,
A ferver na panela cheia!
Quem não diz: - Ave!
Quem não diz: - Eia!
Quem não diz: - Opa! Que bela Sopa!
Sopa das sopas, que bela Sopa!
Que be_la So__opa!
So__pa, só__o So__pa
Que bela Sopa!
Que bela Sopa!
Quem não se baba,
Quem não a papa!
Quem não a gaba!
Quem não daria tudo só pa-
Ra beliscar essa bela Sopa?
Beliscar essa bela sopa?
Que be_la So__opa!
Que be_la So__opa!
So_pa, só_ó
So__opa!
Que bela so__sopa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.