segunda-feira, janeiro 21, 2013

Mentira e arrependimento


Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Confiança se recupera??": 

Olá Silvia... Gostaria de sua ajuda, menti varias vezes, foram mentiras pequenas que se tornaram grandes. Agora ela não quer mais ficar junto de mim, foram 06 anos, ela conversa me trata normal mais não quer nada para que volte, mas quando ela sente falta ela me aceita naquele momento e depois não me aceita mais. Ela me ama ainda o único problema é que não confia mais em mim. o que eu faço? 

Resposta: 


Caro Anônimo, 

Você se arrependeu de verdade de ter mentido? Acha que é capaz de deixar de mentir? Isso não ficou claro para mim. 
Antes de se preocupar com ela, você precisa primeiro definir, para você mesmo se já resolveu esse assunto internamente. 
Depois, você precisa ir à luta, conquistá-la de novo e convencê-la de que vc mudou, contar quais foram as estratégias que vc usou para não mentir mais e dizer porque ela deve confiar em vc de novo (dizer não, provar!). 
Mais com atos do que com palavras. É assim que funciona. 

Espero ter ajudado. 

P.S.: Foi vc que deixou essa consulta aqui?


8 comentários:

  1. Anônimo2:37 PM

    Traí o meu namorado no 2º mês de namoro. Foi uma traição virtual, nunca chegou ao ato. Terminamos e voltamos semanas depois. Se passaram 7 meses e vivemos momentos incríveis e inexplicáveis. Fomos parceiros e cúmplices. Só que agora ele terminou comigo falando que tentou trabalhar a traição esse tempo todo e não conseguiu. Que não consegue confiar em mim. Que não há possibilidade de volta. Será que é realmente verdade? Não há volta? Não traí mais ele desde então. O que devo fazer pra telo dnvo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, desculpe a demora em responder, eu estava viajando. Mas você já viu vários dos meus posts sobre o tema. Espero que a situação tenha se resolvido a melhor maneira. Você já fez algumas tentativas para reconquistar ou apenas aceitou os argumentos dele? Eu acho que a gente nunca deve desistir antes de tentar esgotar todas as possibilidades. Pense nisso, e boa sorte!!

      Excluir
  2. Anônimo9:52 PM

    Espero que me responda,
    tenho uma culpa em mim que não aguento. Eu menti pró homem da minha vida sobre ele ser o primeiro da minha vida. Somos um casal muito feliz, mas vivo com uma culpa em mim de não ter falado a verdade pra ele. Se eu pudesse voltar no tempo, juro que teria feito tudo diferente. Queria poder falar pra ele e contar a história que já passei na minha vida, mas tenho medo de perder ele pra sempre!Preciso de um conselho, me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Desculpe a demora em responder, mas fiquei pensando aqui no que poderia dizer a você. Se esta mentira (ou seria uma omissão) a incomoda tanto e se você ama mesmo tanto este homem da sua vida, ele saberá compreender, quando você contar a ele que já teve um namorado antes dele. Qual é o pecado em ter um namorado antes? Talvez você esteja se atormentando à toa. Pergunte a você mesma qual é a necessidade de "confessar" um pecado que nem é um pecado. Como é esse seu namorado? Ele é ciumento? Ou tem bastante segurança e auto-estima? Como você imagina que ele vai reagir?? Se for tão importante assim para você contar para ele essa "verdade", então tente contar como se fosse um assunto muito comum e corriqueiro, não como algo solene, dando a ele a chance de se ofender com isso. Não sei se ajudei, mas essa decisão é mesmo só sua. Precisa mesmo contar?? Não crie esse monstro dentro de você. Curta a sua relação com ele, o momento presente, porque o passado já passou. Duvido que ele também não tenha lá os seus segredinhos. E não faz mal... O que importa é vocês serem felizes. O que passou, passou. Vocês têm planos para o futuro? Será que não é mais bacana, legal e saudável você se preocupar com o presente e com o futuro, ao invés de se preocupar com o passado? Ou você ainda gosta do ex?? Espero que essas perguntas a ajudem a refletir sobre o assunto e que você consiga as respostas dentro de você mesma!!! Boa sorte!!! Fique bem!!! E se puder, me conte o que você decidiu. bjs

      Excluir
  3. Eu mentir pra uma pessoa que eu queria está só que essa pessoa não suporta mentira e disse que acha que não tem volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta pergunta é de uns dois anos atrás e ficou perdida na caixa de comentários a serem aprovados... Nessas alturas, a pessoa que perguntou provavelmente já solucionou o caso dentro dela. Então, não sei se ainda faz sentido tentar responder, mas é uma boa oportunidade para a gente voltar ao assunto, principalmente agora em tempos pandêmicos (escrevo esta resposta em maio de 2020). O novo normal não vai mais admitir mentiras. Mas vamos combinar que existem mentiras piedosas e mentiras cruéis. As piedosas tentam evitar algum tipo de sofrimento e são totalmente perdoáveis. As cruéis já são de outro departamento. Toda mentira, para ser perdoada, na minha opinião, exige reparação. É como consertar algum objeto quebrado ou costurar algum tecido rasgado. Enquanto ainda tiver conserto, vamos perdoar, relevar, seguir em frente. Mas tem mentiras, e tecidos e cristais, que, quando se quebram não têm mais conserto. É com isso que temos que tomar muito, mas muito cuidado.

      Excluir
  4. Anônimo6:07 AM

    Olá! Rezo para que me responda, ser uma luz para a saída dessa caverna sombria que é o meu ser. Carrego uma culpa imensurável, há 2 anos estava na faculdade e trabalhando, foi quando eu perdi o emprego e mesmo assim continuei frequentando a faculdade por 6 meses, meus pais tinham acabado de se separar de uma maneira muito conturbada, me senti muito culpado e sabia que se contasse o meu ocorrido, iria agravar ainda mais a disputa entre eles. Foi então que tomei a decisão de não contar, continuei fingindo que ia as aulas, quando na verdade estava indo para uma biblioteca ler livros para passar o tempo e além de buscar respostas para compreender um pouco do mundo e da vida, questões as quais sempre me deixaram angustiados. É curioso, a mentira é como um câncer, o corroe de modo agonisante dia após dia. O desabafar, é como uma leve respiração de esperança, mas francamente eu não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis aqui outra pergunta que ficou dois anos sem resposta.... aiai... o que dizer agora, depois de passado tanto tempo?? Nem sei se a pessoa que formulou a pergunta encontrará a minha resposta. Mas vamos lá. A mentira, muitas vezes, carrega com ela o arrependimento. Se a pessoa não se arrepende de ter mentido, então ela continua a fincar suas raízes e os efeitos podem ser muito danosos.
      Como você mesmo falou, Anônimo, “o desabafar já é uma leve respiração de esperança”. Achei tão lindo isso! Tão poético!
      A receita, eu acho, seria essa: mentira + arrependimento + confissão + perdão = reconciliação e vida que segue.
      É preciso ter coragem de seguir esse caminho (essa fórmula?). Passo a passo. Sei que não é fácil, mas é necessário.
      Precisamos cada vez mais nos sintonizar aos valores espirituais da nova era que chegou. Espero que o Anônimo já tenha se reconciliado com seus pais, já tenha confessado a mentira e, obviamente, foi perdoado porque pais e mães amam incondicionalmente.

      Excluir

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.