domingo, fevereiro 26, 2006

Ah! A mídia brasileira!!

Obrigada, Mônica Bérgamo. *
Com toda a certeza, a assessora de imprensa do Bono Vox, a Frances, perceberá hoje como a imprensa brasileira é "rebelde", coisa que facilita muito o meu trabalho de assessora de imprensa ao lidar com a gringolândia.
Os americanos podem ser legais, inteligentes, espertos, podem querer salvar o mundo etc. e tal. Mas em se tratando de imprensa brasileira, eles estão a anos-luz de entender uma coisa chamada "liberdade de imprensa". A moça achar que poderia "controlar" a colunista da Folha, dizendo qual foto deveria e qual não deveria ser publicada foi o máximo da atitude "sem-noção" que assola os PR managers norte-americanos (desculpe pela generalização, talvez injusta).
Mas minha experiência de pelo menos seis anos lidando com essa galera me permite fazer várias considerações sobre o tema:
- a formação do jornalista e do relações públicas é bem diferente. O jornalista se forma e começa a trabalhar tendo em vista o interesse do "leitor", esse ser impreciso, que compra ou assina jornal. O relações públicas põe na frente o interesse de quem o contrata. Esse é o primeiro conflito básico. Quem está certo? Ambos, cada um do seu ponto de vista.
- a turma lá de fora acha que os jornalistas tupiniquins deveriam ficar em êxtase com a possibilidade de entrevistar (sempre em inglês, of course - que eles não estão nem um pouco interessados em aprender nenhuma palavrinha em português, assim como fizeram Mick e Bono) um vice-president qualquer, que não tem nenhum fato a informar. Sorry, mas as coisas não são assim aqui abaixo do Equador. Daí, toca a genter explicar isso (em inglês) a uma arrogante e prepotente gerentezinha/o de marketing qualquer lá de fora.... Ai, ai. Cansa a beleza, viu??
Com a publicação da foto permitida e da proibida, lado a lado, a Mônica Bérgamo não sabe o serviço prestado involuntariamente a quem, como eu, tem que lidar com essas pessoas no dia-a-dia!!
Tão pensando que podem determinar o que a imprensa brasileira deve ou não deve publicar? Ah! quer saber?? Frances, my dear, faça como os integrantes do modorrento Big Brother 6 e vá pentear macacos, OK??
(*) Ela assina a "coluna social" da Folha de S. Paulo. Nesse domingo, retratou o jantar oferecido pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil e sua mulher Flora, ao músico Bono Vox e sua trupe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.