segunda-feira, janeiro 14, 2008

Guia de ioga

Fui aluna do professor Marcos Rojo, que dá aulas de ioga lá no Cepê (o apelido do Cepeusp, o centro esportivo da USP). Foi um tempo muito bom na minha vida e tenho saudades. Mas a rotina maluca de SP me impede de retomar essas aulas... Por isso, vou postar aqui um guia (que encontrei perdido aqui no meio dos meus arquivos de texto nesse PC) que eu gostaria de seguir, um dia, quem sabe.

1. Pose da Montanha
Fique de pé com as mãos ao lado do corpo. Respire as 5 vezes profundamente.

2. Pose da montanha na ponta dos pés.
Entrelace seus dedos e estenda-os para cima, enquanto levanta lentamente os calcanhares do chão e fica na ponta dos pés. Equilibrando-se nessa posição e respire as 5 vezes profunda e lentamente.

3. Pose da árvore
Fique em pé com os braços ao lado do corpo. Fixe o olhar em um ponto na parede ou horizonte para se concentrar no equilíbrio do corpo. Lentamente levante o pé direito e coloque-o junto da parte interna da coxa, o mais alto que puder. Se você consegue se equilibrar nessa posição, lentamente tente levantar ambos os braços acima da cabeça, com as palmas prensadas, uma contra a outra. Repita com o lado esquerdo.

4. Pose do Cachorro
Ache uma cadeira ou mesa na altura da cintura. Fique em pé de frente para a mesa e dobre seu corpo de forma que sua mão alcance a borda da mesa. Alinhe seu quadril com os pés - as pernas podem estar um pouco dobradas ou esticadas - e alongue a coluna.

5. Wide Leg Bent Knee with Dog and Cat Tilts
Em pé, com as pernas afastadas na mesma largura dos ombros, joelhos relaxados e dobrados. Coloque as mãos nos joelhos e imagine que seu umbigo está sendo puxado para o teto depois para o chão. Alternadamente arqueando as costas. Inspire quando arquear as costas e expire quando voltar.

6. Pose do Guerreiro
Em pé, com os pés afastados um metro. Braços esticados e abertos. Gire ambos pés e a cabeça para a esquerda. Dobre um pouco a perna direita. Repita no lado esquerdo.

7. Triângulo
Da pose do guerreiro estique as pernas e mantenha os pés apontados para a direita. Incline para o lado direito. Estenda o seu braço esquerdo para cima enquanto seu braço direito estende-se para baixo. Delicadamente gire seu torço e cabeça em direção ao teto, respirando profundamente (Se seu pescoço doer com esse exercício, vire seu rosto para baixo em direção ao pé direito). Repita o lado oposto.

8. Bent or Straight Leg Forward Bend
Sente no chão e estique as pernas na sua frente. Mantenha os joelhos relaxados (levemente dobrados, se for mais confortável). Curve-se para frente, alongando os braços e tente segurar os dedos do pé, se não conseguir tente agarrar suas pernas. Se a posição for desconfortável, então deite e abrace seus joelhos perto do peito, sempre respirando profundamente.

9. Abridor de Peito
Fique em pé e entrelace os dedos das mãos atrás das costas. Estique o peito para frente, ao mesmo tempo em que estiver empurrando os ombros para trás.

10. Pose da Montanha com Alongamento do Pescoço
Em pé, dobre levemente a cabeça para o lado, fazendo com que sua orelha direita mova-se na direção do ombro direito, sem mexer o ombro para cima. Repita no lado oposto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.