terça-feira, agosto 19, 2025

Nós temos muita alegria e bom humor - dia 23


Este mantra é tão necessário... mais ainda quando estamos tristes ou de mau humor. Vamos convencer o nosso cérebro (e o nosso coração) que tudo passa, nesta vida. Assim, se estamos enfezados hoje, podemos estar contentes amanhã. 

A alegria e o bom humor são como frutos de uma árvore frondosa que estão ao nosso dispor. Basta irmos até a árvore e colhermos esses frutos, que vão adoçicar a nossa vida. É preciso sair da zona de conforto e ir até a árvore. É preciso sair da zona de conforto, repito. 

Às vezes a gente se aconchega na dor e na tristeza e isso é mau. Elas aparecem, sim, é claro, a vida não é um mar de rosas. Mas o esforço para nos ligarmos ao Bem, à Luz, ao Bom Humor, à alegria, à felicidade deve prevalecer. Pelo menos é assim que eu penso e é a foma como busco agir na minha vida. É sobre isso o mantra de hoje. 

E eu voltei aqui em menos de uma semana! 

Com este post concluo a série de posts sobre meditação. 

Indico o canal da Marlei Moreira Couto, a quem esteja interessado em meditar, de forma mais prática. Ela começou hoje uma série nova de vídeos sobre meditação por lá. Segue o link: 

Vai lá! 


E deixe aqui seu comentário sobre se gostou da minha série de posts com os mantras para meditação. 
Até o próximo post! 


quinta-feira, agosto 14, 2025

Sugestões para a turma 60+

 


Minha amiga Sonia Parlatore, que estudou comigo na faculdade nos anos 80, me manda um bom dia fofinho (quase) todos os dias. Hoje, ela me enviou esse texto sobre as «25 Sugestões Para Ser Feliz Morando na Casa dos Anos Bem Vividos». O texto original tinha a palavra «regras» no título, mas prefiro «sugestões». Estava sem autoria. Gostei muito, e resolvi reproduzir aqui, com algumas edições e adaptações minhas. Pode ser bem útil tanto para os velhos se colocarem no seu lugar, quanto para os filhos e netos perceberem que, se tiverem sorte, também vão chegar lá (ou aqui!).

Espero que os meus «seguidores» também gostem!!

Fiz uma pequena pesquisa na Internet e descobri que foi publicado em julho deste ano no site 50emais, no seguinte link: https://50emais.com.br/envelhecimento-a-casa-dos-anos-bem-vividos/
(Quem souber a autoria, por favor, diga nos comentários). 

Só mais um comentário antes do texto em si: A ilustração da velhinha simpática que escolhi para este post é de um banco de imagens gratuito, que eu costumo usar sempre aqui no blog. Mas essa é a primeira atribuída à IA. E lá vamos nós... Talvez a 26a. sugestão, que seria muito pertinente, poderia ser «Adapte-se à IA. Ela veio para ficar. E crescer». 

🏠 Convivência e Relações

1. Não se meta na vida dos filhos. Cuidar da sua própria vida já dá suficiente trabalho.

2. Não interfira na criação dos netos. Avós servem para amar (e mimar), não para educar.

3. Aceite genro e nora. A escolha não é sua.

4. Fique neutro nos casamentos alheios. O sábio ditado já dizia: «em briga de marido e mulher ninguém mete a colher».

5. Reclamar demais espanta amizades. Cultive mais o silêncio do que as queixas.

6. Nada de sentir pena de si mesmo. Ser idoso é privilégio, não castigo.

7. «No meu tempo» já passou. Viva o seu hoje com brilho nos olhos.

🌱 Atitude e Bem-estar

8. Tenha planos. O amanhã só chega para quem o espera com café passado.

9. Não vire boletim médico ambulante. Ninguém quer ouvir sobre suas dores 24 horas por dia.

10. Poupe. Qualquer valor guardado é sinal de sabedoria.

11. Esqueça carnê. Idoso paga à vista ou não paga.

12. Tenha plano de saúde ou dinheiro guardado. Doença não avisa.

13. Planeje seu funeral. Sim, é estranho. Mas é a vida, e evita muita confusão depois.

14. Deixe tudo em ordem: testamento, contas, recados, tralhas... Viva com mais leveza.

📺 Mente leve, coração tranquilo

15. Desligue completamente dos noticiários. O mundo não vai acabar só porque você não viu.

16. Use a TV para rir, não para se irritar.

17. Adote um bicho. Eles preenchem o que falta sem dizer uma palavra.

18. Mexa-se. Caminhe, plante, pinte, invente. Ficar parado atrai teia de aranha.

19. Esteja sempre limpinho e cheiroso. Idade sim, mau cheiro jamais.

🧭 Sentido da vida

20. Sinta alegria e gratidão por ainda estar aqui. Muitos já ficaram pelo caminho.

21. Faça da sua casa um lugar onde você se sinta bem, independentemente da opinião de quem quer que seja. Afinal, é o seu espaço, onde você passa a maior parte do seu tempo, e você não precisa ter uma «casa de revista» só para receber as raras visitas que aparecem sem avisar.

22. Use a idade como ponte para novos sonhos, não como escada para lamentações.

23. Tente ir embora deixando saudade, não alívio.

24. Ria muito e faça rir, sem se importar se o seu rosto ficará mais ou menos enrugado por causa das risadas.

🍷 Prazeres da vida

25. Não guarde aquele vinho especial. E nem a cerveja gelada. Amanhã pode ser tarde demais — ou você pode perder a energia para abrir a garrafa!


quinta-feira, agosto 07, 2025

Nós somos fortes e muito corajosos! - dia 22


Hoje eu recebi um comentário sobre um post que fiz em 2021 e a pessoa dizia que eu deveria escrever mais por aqui. Também acho! Então, chegou o dia de escrever sobre o penúltimo mantra, da série de 23 mantras que fiz para as nossas meditações matinais (que andam um pouco em baixa, aqui em casa, ultimanente, mas que eu gostaria de retomar). 

O mantra de hoje é sobre força e poder. Sobre a *nossa* força e o *nosso* poder, porque todos nós temos essas qualidades dentro de nós, ainda que estejam um pouco esquecidas, ou apagadas, ou desbotadas. Como é bom quando a gente decide ativar essa energia da força e do poder dentro da gente! Dá um sentimento bom, de que somos capazes de enfrentar todos os perigos e as dificuldades da vida. E somos. A minha religião (que é s+o minha, mesmo... particular) me diz que o meu Deus mora dentro de mim, portanto, eu tenho a força e o poder desse meu Deus interior, que é o mesmo que existe em cada ser vivo (e não somente nos humanos...). É o significicado que costuma ser atribuído à palavra "namastê" - o deus que habita em mim saúda o deus que habita em você). 

E você? Tem a sua religião particular, ou segue alguma das religiões "padronizadas" que existem por aí? Nada contra, muito ao contrário. Cada um sabe de si, sabe onde o sapato aperta e cada um encontra o caminho da fé que pretende seguir. O importante é ter fé. Qualquer que seja ela, nem que seja em nós mesmos. O ideal é que seja em nós mesmos, porque terceirizar a fé nem sempre dá certo. 

O mantra de hoje é também sobre coragem. É preciso ter coragem para tudo nesta vida. Os fracos e covardes sofrem muito. Os corajosos também sofrem, mas acho que disfarçam bem. Fingem que não têm medo e vão com medo mesmo. Eu gosto dessa atitude. Acho que é positiva. Claro que temos que ter um pingo de bom senso, pensar nas consequências dos nossos atos, e tudo o mais. Mas não devemos, não podemos deixar o medo nos paralisar. 

Eu, por exemplo, quando tive que começar a falar em público, nunca me sentia muito confortável, mas fui e deu certo. Depois que passa, e que a gente percebe que conseguiu, é um sentimento muito bom!! De realização (e de alívio, rsrs). 

Para encontrar essa força, essa coragem, esse poder, é só olhar pra dentro da gente, que tá tudo lá. A gente tem que ativar essas energias, e seguir em frente. Só assim é que a Vida pode melhorar. Pelo menos, é nisso que eu acredito. E você?? Acredita em quê? Acredita em quem? 

PS.: O plano é escrever aqui pelo menos uma vez por semana. Vamos ver se consigo!!