quinta-feira, outubro 24, 2013

Acidente de carro + reflexão sobre a Vida e a Felicidade


Este é um texto sobre a Felicidade (com F maiúsculo).... sobre ainda ter ter sonhos a realizar aos 55 anos.... (para mim, esta é a verdadeira fonte da juventude - quero me manter viva e jovem para realizar um monte de coisas, ainda, nesta minha vida).

Outro dia, tive um acidente de carro. Eu estava distraída com meus pensamentos (minha culpa) e bati com tudo atrás de um carrão. Sabe quando o trânsito tá naquele anda e para? Então, foi assim, e não foi a primeira vez que isso aconteceu. O carrão mal se arranhou. O meu (ou melhor, o do meu marido) se destruiu. E com o carro, minha auto-estima, meu coração, meu modelo de vida, muita coisa foi junto.

Daí naquele mesmo dia tive acesso a esse projeto aqui: http://www.gluckproject.com.br/ Foi então só juntar uma coisa com outra e desde então, estou aqui, trabalhando na minha lista das 20 coisas que eu desejo fazer antes de morrer.

Tenho a lista (bem mais numerosa do que 20) dos sonhos que já conquistei, das coisas que já realizei, que também é um alento. Não quer dizer que nada do que fiz até agora teve valor algum. Não se trata de olhar para o passado e sim para o futuro.

Vamos lá.... lista 1 - as 20 coisas que eu ainda quero fazer (sonhando alto)...
1) ver neve - não só ver, mas sentir o gosto, fazer um boneco de neve, deixar na neve, fazer guerra de bola de neve, etc...
2) ter um dia a dia mais saudável (alimentação)
3) fazer atividades físicas todos os dias
4) ter a minha casa em ordem, organizada, sem nada quebrado ou faltando.
5) poder participar de eventos interessantes e cursos que acontecem em dias "úteis" - aliás, pensando bem, eu (e todo mundo, acho) prefiro os dias "inúteis"!!
6) reativar meu ateliê de mosaico e fazer peças lindas por encomenda.
7) escrever (e publicar) livros de poesia e de literatura infantil
8) conviver muito mais com a minha neta / exercitar meu lado vovó, fazendo bolos e coisas gostosas para ela, passear mais com ela (só nós duas)....
9) não depender tanto do carro para ir e vir.
10) viajar só com a Helena (eu prometi que ia levá-la para a Disney de Paris, para a outra, ela vai com o ai ou a mãe...)
11) ter um jardim bem cuidado (por mim).
12) desfrutar da companhia diária, de preferência, de amigas/os bem felizes e animados
13) concluir a minha faculdade de Psicologia (?)
14) aprender a tocar um instrumento (talvez teclado)
15) fazer aulas de canto
16) ler pelo menos dois livros por mês (de preferência de alguma biblioteca)
17) viver com menos / não ter mais necessidade de tanto (espaço, roupas, comidas, doces, sem excessos, com equilíbrio)
18) ter mais epifanias na vida....
19) fazer uma boa ação por dia, pelo menos, que nem os escoteiros, para ter um "tesouro" (nao-material) me aguardando quando eu chegar ao Plano Espiritual
20) demonstrar verdadeiro interesse em ouvir as historias de vida dos outros (e ter tempo para isso)

* Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa". O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão I just had an epiphany, o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural).

Epifania também possui o significado de manifestação ou aparição divina.
(fonte: Wikipédia)  

E você, já fez a sua lista de 20 coisas que ainda quer fazer?? E aí?? Tem feito alguma coisa no sentido de realizar/conquistar essas coisas?? 

Tentei fazer uma lista não só de "ter", mas de "ser" também, o que é muito diferente... Não sei se consegui. Precisarei voltar a esta lista de tempos e tempos para revisá-la, cortar os itens que eu já tiver conseguido e incluir novos.... E assim vamos vivendo.... 

Um comentário:

  1. Ai que linda essa lista. É isso mesmo Sil. A gente nunca, nem com 90 anos, deve parar de sonhar e ter objetivos. E sabe o que é mais legal nessa sua lista? É que são objetivos totalmente "realizáveis" e quase todos são mais experiências do que coisas materiais!!! Eu tenho tentando levar a minha vida por aí... Investindo em coisas que nunca ninguém poderá tirar de mim, que estarão sempre comigo, na memória, no coração e até nas lembranças que um dia eu deixarei. Vou fazer minha listinha pra postar no blog também. Beijão e muita saudades de papear com você.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para nós!