domingo, janeiro 07, 2024

Inverno amarelinho

foto @António Rodrigues

Aqui em Portugal, na zona onde vivo com o meu marido, no inverno a paisagem é dominada por uma florzinha amarela, a azedinha, que conheci quando morei no Algarve. Ainda não sei se ela cobre todo o território português ou não. Disseram que este ano ela floresceu mais cedo. Como este é ainda apenas o meu segundo inverno europeu, não sei bem qual é a época "certa" dessas florzinhas surgirem. 

Mas aqui agora é assim: em uma simples ida ao supermercado, que fica em Óbidos, a gente se depara com campos cobertos pela cor amarela, que, a propósito, é a minha cor favorita, desde quando eu nem sabia pronunciar a palavra direito, segundo me contaram. 

Então, uma pessoa que ama o amarelo é colocada pelo Destino a viver em um lugar (sítio) onde o amarelo pontua o verde da paisagem de alegria. Para mim, parece cenário de filme ou de contos de fadas. Parece que a Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau vão aparecer logo ali, ao dobrar a estrada. 

O céu poderá estar azul ou cinzento, já que o inverno também é época de chuvas por aqui. O casamento da chuva e do sol geralmente resulta em um estupendo arco-íris no céu. E as casinhas, todas fofas, parecendo aquelas que as crianças costumam desenhar, sabe? Uma porta ao meio, uma janela de cada lado e o telhado em duas águas. Poucas têm mansarda (aquela janelinha do sótão, que eu amo), mas algumas têm. 

Claro que nem tudo são flores, mas uma boa parte é sim. A vida segue macia, suave, sem ansiedades, sem trânsito, sem poluição, sem violência. E eu apenas agradeço ao Mistério, ao Divino, a Deus, aos anjos e à Vida, com V maiúsculo. 

     

7 comentários:

  1. Anônimo1:16 PM

    Muito agradável e leve o texto. Estimula a nossa imaginação. Saudades de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, identifique-se para que eu saiba quem comentou, ok?? Obrigada!!

      Excluir
  2. António R.1:39 PM

    Minha querida, é uma profunda, imensa alegria verificar como te sentes cada vez mais ambientada a este nosso cantinho e vais sempre descobrindo novas razões para te encantares com os pequenos detalhes desta vida simples que abraças abertamente de alma e coração. Que privilégio é partilhar esse processo contigo. Que benção é verificar como estamos unidos nos valores da simplicidade, com o deliberado despojamento da ambição material e a valorizaçao do sentido essencial da vida, na busca de um melhoramento permanente. Nem tudo são flores como dizes, não somos ilhas e sofremos a afectação das perturbaçoes exteriores, mas a forma como assumes essa via de generosidade contemplativa, de tolerância e apreço pelas "jóias" que a Natureza e o Mistério nos dão é uma sublime manifestação de Amor Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Eliane Cerveline4:22 PM

    Adorei Silvia! Nem tudo são flores...mas com elas a vida fica mais bonita!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:48 PM

    Que delícia! E, a propósito, minha cor preferida tb é o Amarelo!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:46 PM

    Lindo texto, leve como você! 🥰😘 Sandra (Mineirinha n’Alemanha)

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.