sexta-feira, junho 13, 2008

Sobre envelhecer




Parece um "palavrão" - envelhecer. Mas é o que fazemos, desde o momento em que nascemos. Ou não?? Em inglês isso fica bem claro: How old are you? Pois então, como eu acabei de fazer 50 anos, e fico repetindo isso toda hora pra ver isso se entra na minha cabeça maluca e jovem, estou tentando descobrir as vantagens de chegar ao meu meio século. E hoje foi um dia em que encontrei na minha caixa de entrada um email maravilhoso sobre esse assunto.

Não sei se você já leu (ou viu o filme) O Segredo. Eu sei dizer que a coisa toda funciona, basta a gente não esquecer de praticar todos os dias. No fim do livro tem uma série de links indicados e coisa e tal. Um desses links me levou ao Jeff Keller e assinei a newsletter dele. Não é nada ligado a nenhuma religião em especial. A newsletter se chama "Your Spiritual Journey". Nem todos se interessam pelo lado espiriual, assim como eu pouco me interesso por política. Mas sempre, sempre essas suas newsletters me tocam profundamente, e me fazem refletir sobre aspectos da minha vida.

Essa de hoje foi tão sensacional, que resolvi traduzir e publicar aqui. Ah!! Outra vantagem é que treino meu inglês e aumento meu vocabulário com as newsletters dele.

Sei que poucos leitores deste "Consulta" estão na minha faixa etária. Mas certamente chegarão aqui. Mais cedo ou mais tarde. Certamente têm pais ou mães ou avós nessa faixa etária, que talvez estejam com a auto-estima em baixa.

Então vamos lá. Peço um pequeno "esforço de reportagem", já que o texto não é tão curto, mas vai ficar aqui durante o fim de semana inteiro.

Bom fds!

Ficar mais velho/a tem suas vantagens

A juventude é exaltada na mídia de hoje. Revistas nos mostram modelos jovens e atraentes. Anúncios em jornais sugerem cirurgias plásticas. A TV nos mostra como esculpir corpos perfeitos. Como resultado, muitas pessoas empreendem uma busca frenética pela “fonte da juventude”. Eles querem voltar o relógio e lutar contra o processo de envelhecimento. Quando foi a última vez em que você viu o envelhecimento retratado de maneira positiva?

Inonicamente, os adolescentes e aqueles que estão na casa dos 20 e poucos gostariam de ser mais velhos. Quando você é jovem, freqüentemente se aborrece com a insegurança e imagina qual será seu verdadeiro lugar o mundo. Enquanto muitas pessoas tendem a se concentrar no lado negativo de se tornar mais velho, vamos focar por um momento no lado positivo. Abaixo estão alguns benefícios de ficar mais velho.

1. Você não precisa se preocupar com o que as outras pessoas vão pensar de você. Como adolescente, você fica profundamente preocupado com o que seus amigos vão pensar de você. Você deseja se encaixar no grupo. Nos seus 20 anos, você ainda tende a ficar muito preocupado sobre como os outros o percebem. Conforme os anos passam, você passa a se preocupar menos com a opinião dos outros. É uma mudança um tanto quanto refrescante. Você percebe que a pessoa mais importante para agradar a você é você mesmo – e quando você conclui isso, você também fica em uma posição melhor para ajudar os demais.

2. Você percebe que pode permanecer saudável seguindo rotinas disciplinadas e moderadas. Você aprende que hábitos moderados podem produzir excelentes resultados ao longo do tempo. Meia hora de exercícios físicos diariamente tais como andar ou levantar pesos moderados podem mantê-lo em forma. Para permanecer em forma, você não precisa correr 5 milhas por dia ou seguir dietas extremas.
3. Você passa a gostar mais da sua família. Algumas pessoas são afortunadas por ter uma profunda apreciação da sua própria família durante a adolescência, ou aos vinte ou trinta anos. Todavia, esse não é o caso da maioria de nós. Depois dos 30, e especialmente nos seus 40 ou 50 anos, e depois disso, você passa a admirar toda a sua família. Você passa a gostar de encontrá-los para reunir reminiscências sobre os “velhos tempos”, bem como para ficar por dentro do que cada um anda fazendo.
4. Você deixa de dar importância a coisas insignificantes. Lembre-se de quando pensou que cada cliente em potencial ou cada projeto no trabalho teria conseqüências de "vida ou morte". Você fica em uma enorme tensão por nenhuma razão. Quando fica mais velho, você ainda leva seu trabalho a sério, mas você ganhou perspectiva. As pequenas coisas não o afetam mais. É muito mais fácil viver e trabalhar sem toda essa pressão nas suas costas.

5. Você compreende que a idade numérica não é tão crucial. Seguramente, você não se cura tão rapidamente ou não enxerga com tanta nitidez quanto como fazia aos 20 ou 30. No entanto, quer você tenha 40, 50 ou 70 anos, é somente um número. O que importa é como você se sente, mental e fisicamente. Muitas pessoas sentem-se mais saudáveis e mais fortes aos 50 do que quando tinham 25. Se tiver uma atitude negativa e odiar seu trabalho aos 30, você vai se sentir mais velho do que uma pessoa de 70 que tenha uma boa atitude e que aproveite a vida.
6. Você começa a dar passos mais largos na sua carreira. Nos seus 40 e além, você desenvolve um melhor entendimento de suas forças e fraquezas, do que você gosta ou deixa de gostar. Você ganhou experiência em seu campo (freqüentemente ao cometer erros) e sabe onde empregar melhor os seus talentos.
7. Você não procura mais perfeição. Isto se relaciona tanto à sua aparência, quanto à maneira como você executa seu trabalho ou atividades. Os anúncios de TV estimulam você a malhar duro nos abdominais para eliminar qualquer vestígio de gordura no seu corpo. Mas você não compra mais essa idéia maluca. Você quer se olhar e sentir-se bem, mas não há nenhuma necessidade de se matar tentando atingir o corpo perfeito. Você também se contenta com a excelência em seu trabalho, sabendo que tentar fazer tudo "perfeito" é uma meta injusta que causa stress. Certamente, há algumas exceções a essa regra - por exemplo, nós queremos que essas cirurgias a laser em nós sejam perfeitas em seu objetivo!

8. Leva-se muito mais tempo para deixá-lo bravo. Quando você é jovem e inseguro, ofende-se mesmo ao mais leve deslize. É defensivo quando criticado. Conforme os anos vão passando, você compreende a futilidade de se manter zangado. Isso nada mais faz do que consumi-lo. Quando alguém o quer subjugar, você rapidamente deixa pra lá.
9. Você deixa as outras pessoas serem quem elas são - e aprecia as diferenças. Começa a reconhecer e a apreciar a incrível diversidade neste mundo. Aprende a tolerar as idiossincrasias de outras pessoas; você até mesmo curte isso. A vida é muito mais rica porque nem todo mundo pensa como você ou age como você. Você aprende com os outros e celebra seus talentos raros e suas perspectivas.

10. Você é muito mais sábio... Tomara! Conforme os anos vão passando, você tem muito mais experiência e você compreendeu como lidar com as situações que surgem em sua vida. É como qualquer jogo que você jogou aos 20 ou 30 anos. Vai aprendendo mais, conforme vai jogando.
Com certeza, você pode achar algumas coisas sobre ficar mais velho, das quais você não goste. Mas há muito a aproveitar em sua jornada pelos seus 40s, 50s, 60s e mais adiante. Pare de tentar de voltar o relógio. Em vez disso, aprecie as vantagens de se tornar mais velho!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.