quarta-feira, janeiro 07, 2009

Desejos x metas


Nesta época do ano, muitas pessoas fazem suas listinhas de desejos e de resoluções para o ano novo que começa. Inclusive eu. Eu costumava escrever os desejos em um papel, dobrar, guardar e só abrir no ano seguinte. Era uma espécie de ritual e eu gostava de fazer isso com a Biba. Mas agora ela prefere fazer com as amigas. O lance era que não podia mostrar os desejos pra ninguém. Era uma coisa secreta. Muitas vezes a gente perdia o papel e só ia achar dois anos depois. Era bom ver que conseguia conquistar muitos dos meus desejos. 
Descobrimos que a Biba desejou ser tia, antes mesmo de o Tom estar namorando firme. E não é que ela conseguiu? Taí a Helena pra provar. 
Este ano, quando a Rafa estava escrevendo os desejos dela, a Biba comentou sobre um deles que aquilo não era desejo e sim meta. 
Fiquei pensando na diferença. Desejo é algo meio mágico que a gente quer que aconteça mas que depende do "destino" e não da gente. Meta é algo que você decide que vai conseguir e que depende basicamente de você. 
Claro que tudo isso são "doses" diferentes, porque nada depende exclusivamente da gente e nem nada depende exclusivamente do "Destino", "Universo", "Deus", ou seja lá como você queira chamar. 
Mas por exemplo, se você quer emagrecer não é algo que você tem que colocar na sua listinha. Tem que correr atrás do prejuízo. Se você quer um bom emprego, ou um namorado, acho que são coisas que dependem um pouco mais do "destino" mesmo. 
Bom, este ano fiz minha lista riscando muita coisa que eu já consegui. Também pensei outra coisa: algumas coisas que a gente conquista pode ser que também as percamos por "n" razões. Por isso sempre é bom colocar na lista um desejo extra, de não perder aquilo que a gente já conquistou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!