quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Auto-estima

Cópia do texto publicado hj no Vigilantes do Peso. Mas que vale pra todo mundo!!!!


Você: o seu melhor amigo

De: Megan Gressor Tradução: Marcelly Ferrari
Você não acha que merece uma dose da sua própria adoração? Deixe-nos dar a dica de como dedicar a você o amor que você merece.
Como se gostar mais? Da mesma forma que você gosta de outra pessoa. Dedique algum tempo para se conhecer melhor, apoie seus esforços e pare de se julgar. Acima de tudo, procure o que há de melhor em você. E experimente as nossas dicas de amor-próprio.
1. Liste suas muitas qualidades.
E leia essa lista com frequência! Ela pode incluir qualquer coisa, desde cantar bem a seu um bom pai/mãe. E daí se você não é um gênio nem uma top model? Poucas pessoas são. Ainda assim, você ainda é uma pessoa importante, de quem todo mundo pode gostar.
2. Elogie-se sempre.
Concentre-se em diferentes atributos — sua aparência, sua voz, seu bom gosto para se vestir — e diga em voz alta: “Eu amo meu/minha _____.” Pode parecer forçado no início, mas é uma boa estratégia contra a insegurança.
3. Faça o que for preciso para se sentir bem com você mesmo.
Corte o cabelo, perca 5 kg... Tudo é válido. Faça o que for mais fácil primeiro, para se sentir mais confiante no que ainda vai fazer.
4. Permita-se desfrutar de prazeres regularmente.
Pode ser qualquer coisa, de flores a passeios. Surpreenda-se da mesma forma que você surpreenderia alguém que ama. Você faz essas coisas para que os outros se sintam bem. VOCÊ não merece a mesma consideração?
5. Passe mais tempo com quem se importa com você.
Em pouco tempo você vai compartilhar a opinião positiva que eles têm de você. Se no seu círculo de amizades não há tantas pessoas que o apoiem quantas você gostaria, experimente expandir esse círculo para aumentar as suas chances de receber feedback positivo. Pergunte a si mesmo: “Quem vai me ajudar a me sentir bem comigo mesmo?” E considere não só as pessoas mais próximas.
6. Evite situações que reforcem a sua insegurança.
Pode ser que você precise reavaliar relacionamentos de longa data — um parente crítico, um colega de trabalho que está sempre reforçando uma autoimagem prejudicial. Você está sempre esperando pela aprovação dos outros e nunca consegue? Em vez de simplesmente aceitar a crítica, você pode:
• Afastar-se dessa pessoa.
• Parar de esperar pela aprovação dela..
• Responder a comentários desagradáveis de maneira mais assertiva (por exemplo: "Eu me sinto mal quando você faz isso. Gostaria que me tratasse com mais respeito.")
7. Seja mais gentil.
Em vez de se depreciar toda vez que faz alguma besteira, seja benevolente, como seria com outra pessoa. Concentre-se nas suas realizações, e não nos seus erros. Você vai se surpreender quando descobrir que elas são mais numerosas do que você imaginava!

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