quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Confiança, erro, arrependimento, castigo


Quem nunca errou neste vida que atire a primeira pedra. Ninguém é infalível.
Mas hoje, não vamos falar de relacionamento entre homens e mulheres, e sim, sobre as responsabilidades, direitos e deveres de filhos e pais. Os pais têm obrigação de educar e de tentar corrigir os filhos. Faz parte da natureza do papel de pais e de mães. Por mais que os filhos reclamem, eles sabem no fundo, que quando os pais castigam é porque eles são amados. Se os pais não se importassem a mínima com os filhos, não iam se dar ao trabalho de castigar, concorda?

Bom, feita a introdução, vamos ao caso da amiga X que me escreveu o seguinte e-mail:

Li o seu blog e vi que você sabe lidar com a questão de confiança então queria pedir a sua ajuda 

meu nome é X e tenho 15 anos , queria a sua ajuda pra saber como reconquistar a confiança da minha mãe , vou lhe explicar o motivo ao qual eu perdi a confiança dela .Bem estava eu e o meu irmão mais novo de 14 anos em casa sozinhos, estávamos de ferias , e ai encontramos com uns amigos e ai tivemos a ideia de beber bebidas alcoólicas la em casa , minha mãe chegou e me pegou bêbada , desde de então ela não confia mais em mim, claro que ela tem motivos mas o que ela não entende é que eu não sou de fazer isso foi a primeira vez e espero que a última até eu completar meu 18 pelo menos , e eu não sei mais oque fazer , ela me deixou 1 ano de castigo , sem redes sociais , sem telefone, e vou ter que trabalhar na empresa dos meus pais até esse 1 ano acabar  e ela ate quer me mudar ate de escola , eu não sei mais o que fazer porque isso foi uma única vez e eu acho que ela esta meio exagerada mas ela tem motivos , bem eu só queria lhe pedir uma pequena ajuda pra saber como eu posso me sentir melhor e como reconquistar a confiança dela. 

Respondi assim:  


Bom, vamos lá... o meu blog é mais voltado para relacionamentos, mas vou tentar responder para você.
O que eu não entendi foi quanto tempo já passou do seu "castigo". Pelo que entendi, o episódio da bebida acabou de acontecer e você precisa dar um tempo para sua mãe entender que você não é disso, que foi a primeira vez, é natural os jovens quererem experimentar algumas coisas, mesmo ilícitas, só o que não pode é se tornar um hábito, e é essa a preocupação da sua mãe.
O melhor que você tem a fazer é provar para a sua mãe com o seu comportamento de hoje em diante que você é sim uma menina responsável, e trabalhar na empresa dos seus pais é a sua grande chance de provar isso.
Aos poucos, a sua mãe vai recuperar a confiança em você, duvido que vá durar um ano esse processo.
Mas no momento, você precisa aceitar o "castigo", não tem outro jeito... e provar com o seu comportamento que vc não é uma menina irresponsável.
Tenho certeza que logo logo ela te perdoará
. Porque as mães amam os filhos incondicionalmente, e a sua mãe não é diferente. 

Você tem que concordar que não foi nada agradável para ela chegar em casa e te ver "bêbada" como vc disse, né??
Bom, espero ter ajudado com as minhas palavras. 

Se quiser, me conte como as coisas se desenrolaram. 
Posso contar a sua história no blog (sem citar o nome, é claro!). Talvez possa ajudar outras pessoas na mesma situação que vc. 
Bjs e bos sorte!! 





E ela me respondeu mais uma vez:

Bem suas palavras me ajudaram sim , meu castigo esta realmente bem recente tem 1 mês só, e é vou seguir suas dicas e ver como ela vai reagir, pode deixar que te darei noticias se funcionaram as dicas , ah e a respeito de publicar no blog pode sim é claro podemos ajudar outros adolescentes como eu a achar uma resposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante!
Lembre-se de deixar seu nome no comentário.