terça-feira, julho 15, 2008

Boa forma

O inverno é o período ideal para cuidarmos da nossa boa forma, apesar de todos os quitutes engordativos, como pipoca, chocolate, bolachinhas recheadas, pães, queijos, fondues e guloseimas mil....

Porque daí, quando o verão chegar, em toda a sua plenitude, a gente não vai precisar ficar escondendo as banhas atrás daqueles horrorosos maiôs inteiros que, vamos combinar, deixam a barriga branca e não há nada menos romântico do que uma barriga branca.... Isso é se amar, se cuidar, que é também a melhor maneira de atrair mais amor p/ a nossa vida.

Dito isso, vamos às dicas do médico-nutrologista João Curvo.


1) Evite permanecer muito tempo sem ingerir alimentos. O intervalo prolongado entre as refeições leva a uma diminuição da glicose no sangue e isso ativa o centro da fome no nosso cérebro. Quando ficamos cinco ou mais horas sem nos alimentar, a fome torna-se imperiosa e o caminho comum é comer mais (ou qualquer porcaria) na próxima refeição.

2) O ideal é fazer um café da manhã com uma fruta (ou suco), cereais (pão integral, aveia ou granola) e uma fonte cálcio (queijo, iogurte ou leite de soja).

3) Três horas depois do café da manhã, faça um pequeno lanche a base de fruta, suco, água de coco ou barra de cereal.

4) No almoço evite repetir o prato. Verduras e legumes cozidos ou refogados em óleo vegetal (canola, girassol, milho, soja) com temperos picantes (alho, cebola, alho poro, cheiro verde, noz moscada,...) ajudam a aquecer o corpo e saciar a fome.

5) Temperos picantes ajudam na prevenção das tromboses e enfartos e ajudam a dissolver mucos (catarros, pigarros) comuns nessa época do ano.

6) As carnes devem sempre ser magras, cozidas, assadas ou grelhadas. Sempre que puder, priorize o consumo de peixes.

7) Evite frituras e dê preferência às batatas cozidas, assadas ou coradas na frigideira ou no forno, com pouco óleo.

8) Prefira arroz integral em relação ao arroz branco, inclua leguminosas (feijões de todos os tipos, grão de bico, lentilha...), trigo integral e quinoa como alimentos nutritivos que nos dão energia.

9) Faça um pequeno lanche à tarde que pode ser um sanduíche com duas fatias de pão de forma (de preferência integral) com queijo magro e café ou chá. Outras opções, salgado de forno, barra de cereal, suco de fruta. Este lanche no fim da tarde diminui a fome no jantar. O jantar deve ser leve.

10) As sopas são indicadas nesta estação.

11) Evite as "sopas de entulho", com vários vegetais juntos. Sopas de um a três vegetais são mais facilmente digeridas. Para acompanhar: uma carne branca (ave ou peixe) grelhada ou omelete de duas claras e 1 gema, vegetais cozidos ou então um sanduíche de frios e queijo branco.

12) Antes de dormir, faça mais uma pequena refeição. Uma fruta assada com canela é uma boa pedida, entre elas, a banana, maçã, pêra ou uma fatia de abacaxi. Outras opções: 2 biscoitos tipo crackers e uma geléia de fruta sem açúcar e chás. Leite de soja ou ainda um achocolatado diet quente.



Gostou? Eu tô nessa (por isso coloquei os verbos no imperativo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!